Guia do Utente

FAQ

As análises ao sangue têm que ser sempre feitas em jejum?
Não. Por exemplo: hemograma, HgA1c, INR não necessitam jejum. No entanto, se tomar antes uma refeição rica em gorduras, estas podem interferir no doseamento das análises.
Posso beber água antes de fazer as análises?
Sim. A água simples não altera os resultados das análises.
Quantas horas de jejum devo ter para fazer as análises?
Depende das análises prescritas. Usualmente 8 horas são suficientes, embora para análises ao colesterol e triglicerídeos sejam recomendadas 10 e 12 horas de jejum, respetivamente. Não deve, nunca, ultrapassar as 12 horas de jejum.
O meu médico disse-me para não ir em jejum fazer análises. Posso?
Por vezes, em circunstâncias especiais, o médico indica a realização de análises mesmo não estando em jejum. Pode fazê-lo, mas deve avisar o técnico de recolha para o facto. No boletim de resultados, seguirá essa informação para que, em próximos relatórios, se possa fazer uma comparação fiável.
O tipo de alimentação interfere nas análises?
Sim, deve manter a sua alimentação normal nos 5 dias que precedem a recolha de sangue. Uma alimentação exagerada na véspera da recolha pode alterar os resultados dos triglicéridos ou da prova de tolerância oral à glicose, por exemplo.
A ingestão de álcool interfere nas análises?
Sim, especialmente os triglicéridos e colesterol, uma vez que as bebidas alcoólicas contêm elevado teor de gorduras.
Posso fumar antes de tirar sangue?
Não o deve fazer, pois pode interferir em algumas análises.
Posso tomar os meus medicamentos antes da recolha de sangue?
Há alguns medicamentos que podem interferir no resultado de algumas análises, especialmente a insulina. No entanto, e para poder comparar resultados de análises anteriores, deve proceder sempre da mesma maneira. Para qualquer dúvida consulte o seu médico de família.
Tenho que colher sempre a primeira urina da manhã?
Não. No entanto, a primeira urina da manhã é a mais concentrada e consegue-se um volume de amostra suficiente. No caso de não ser a primeira urina da manhã, deve estar sem urinar pelo menos 3 horas, fazer a higiene íntima antes da recolha e, se possível, manter-se em jejum. Deve rejeitar o primeiro jato de urina e usar um recipiente próprio do laboratório para a recolha da urina.
Estando menstruada, posso fazer análises à urina?
Não. Durante a menstruação existe sangue que é recolhido juntamente com a urina, o que leva a interpretação errada dos resultados. Recomendamos que faça a recolha de urina alguns dias após o término da menstruação.
Posso recolher urina em casa? E do meu filho?
Sim, desde que cumpra com os requisitos de recolha: pelo menos 3 horas sem urinar, higiene íntima prévia, uso de recipiente apropriado e transporte ao laboratório em corretas condições. Para as crianças sem controlo dos esfíncteres, dispomos de sacos colectores apropriados que pode usar em casa.
A toma de antibiótico interfere na análise de urina?
Sim, se estiver pedido a análise cultural da urina, ou seja, a procura de bactérias que possam estar a provocar uma infecção urinária. Deve fazer o exame cultural da urina antes de iniciar a toma do antibiótico ou aguardar o tempo recomendado pelo médico, após a toma da medicação.
Estando menstruada, posso fazer análises ao sangue?
Sim, pode. No entanto, para algumas análises hormonais é importante que o médico saiba em que dia do ciclo menstrual fez a recolha de sangue.
Só posso fazer análises de manhã?
Não, desde que cumpra os requisitos pré analíticos das análises prescritas (ex: jejum). Há, no entanto, algumas análises que só devem ser feitas da parte da manhã, uma vez que os seus valores alteram ao longo do dia (ex: ferro, cortisol).
O exercício físico interfere nas análises?
Sim, por isso antes da recolha de sangue não deve praticar actividades físicas de relevo. Pode interferir no doseamento da glicose, prolactina, CK, etc.
Estou constipado. Posso fazer análises na mesma?
Pode. No entanto, se a constipação não for um dos motivos pelo qual o médico lhe prescreveu as análises, deve aguardar, até se sentir melhor, para fazer a recolha de sangue.
Fiquei com uma nódoa negra no braço onde me tiraram sangue. É perigoso?
Não. Apenas significa que, no local da punção, houve um ligeiro extravasamento de sangue pela veia que foi puncionada. Este fato, pode acontecer devido ao pequeno calibre da veia, pressão interna do sangue elevada, toma de anticoagulantes, pouca compressão após punção ou esforço físico do braço após colheita. Este sangue será absorvido naturalmente pelo organismo, sem consequências.
Sou diabético. Tenho prioridade de atendimento?
Sim, caso seja diabético insulino-dependente. Nos nossos postos de colheita, desde que se identifiquem como tal, todos os diabéticos insulino-dependentes têm prioridade de atendimento. O mesmo acontece às grávidas, crianças até aos 6 anos ou utentes com pedido de análises especiais.
Para colher fezes, preciso estar em jejum?
Não, pode fazer a sua vida normal e não precisa fazer qualquer tipo de dieta alimentar especial.
É preciso cuidados especiais na recolha de fezes?
Sim, convém evitar contaminar as fezes com urina, com sangue hemorroidal ou menstrual. As fezes não devem ser colhidas fazendo uso de laxantes. Consulte as nossas instruções para colheita.