Guia do Utente

O papel da Vitamina B6 no organismo - Info Saúde

Fonte: Departamento de Alimentação e Nutrição do INSA

O QUE É

A vitamina B6, ou piridoxina, é uma das 8 vitaminas que fazem parte do complexo B. Como todas as vitaminas do grupo B, é uma vitamina hidrossolúvel, pelo que não é armazenada no organismo, devendo ser ingerida regularmente, de forma amanter níveis fisiológicos adequados.

QUAL A SUA IMPORTÂNCIA

A vitamina B6 trata-se de um micronutriente indispensável ao nosso organismo, uma vez que intervém no metabolismo das proteínas, lípidos e hidratos de carbono. Atua ainda na síntese da hemoglobina da qual depende a fixação do oxigénio pelos glóbulos vermelhos, e contribui para o normal funcionamento do sistema imunitário e do sistema nervoso.

Não sendo produzida no organismo, nem armazenada em quantidades significativas, ao contrário de outras vitaminas que podem ser sintetizadas pelo organismo, a vitamina B6 só pode ser obtida a partir dos alimentos, sendo a sua ingestão, em doses adequadas, determinante para a manutenção de um metabolismo equilibrado.

FONTES ALIMENTARES

A carne, fígado, gema de ovo, banana, peixe e farelo de trigo são algumas das melhores fontes desta vitamina - embora esteja presente, em todos os grupos de alimentos. A ingestão de 100 g destes alimentos, poderá fornecer entre 0,4 a 1,8mg de piridoxina.

RECOMENDAÇÕES DE INGESTÃO

De acordo com a Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos, os valores de referência para adultos saudáveis é de:

  • 1,6 mg/dia para mulheres;
  • 1, 7 mg/dia, e homens.
Uma vez que a vitamina B6 está presente em todos os alimentos naturais, a ocorrência de défices graves é rara e geralmente está associada a doenças crónicas como por exemplo a doença celíaca ou comportamentos de risco como o alcoolismo. No entanto, podem surgir défices ligeiros em situações onde há necessidade de uma maior ingestão como na gravidez, em indivíduos com atividade física acentuada ou como consequência de um metabolismo menos eficiente devido à idade. A carência desta vitamina pode, por exemplo, afetar o desenvolvimento cognitivo e reduzir a imunidade ou levar ao desenvolvimento de anemia.

ANÁLISES

Nos nossos laboratórios, e através de uma análise sanguínea, é possível quantificar os níveis de Vitamina B6, entre outras do complexo B.

LINKS ADICIONAIS:

https://www.efsa.europa.eu/sites/default/files/efsa_rep/blobserver_assets/ndatolerableuil.pdf

https://efsa.onlinelibrary.wiley.com/doi/pdf/10.2903/sp.efsa.2017.e15121

http://www2.insa.pt/sites/INSA/Portugues/AreasCientificas/AlimentNutricao/AplicacoesOnline/TabelaAlimentos/Pesquiswww2.insa.pt/sites/INSA/Portugues/AreasCientificas/AlimentNutricao/AplicacoesOnline/TabelaAlimentos/PesquisaOnline/Paginas/PorPalavraChave.aspxaOnline/Paginas/PorPalavraChave.aspx