COVID-19 / INFO Viajante

INFO Viajante


Cartão de Localização de Passageiro (PLC)

O Cartão de Localização de Passageiro ou Passenger Locator Card (PLC) é um documento internacional no contexto da saúde pública que permite, através de dados fornecidos pelos passageiros de transportes aéreos, efetuar o rastreio de contactos de pessoas que apresentem resultados positivos de infeção.

Considerando a atual situação de pandemia, é fundamental conhecer os contactos de casos de COVID-19 que viajaram por via aérea de forma a interromper possíveis cadeias de transmissão do vírus. Com o aumento do trafego aéreo, a utilização do PLC tem vindo a aumentar e, face ao volume destes documentos em suporte físico, com os constrangimentos inerentes à sua circulação, mostra-se oportuno proceder à sua desmaterialização, passando o PLC para formato eletrónico (PLCe).

Preenchimento do PLCe

O passageiro será informado da obrigatoriedade de preencher o formulário eletrónico do PLCe desde o check-in até ao seu embarque, através dos sítios da internet, postos de atendimento das transportadoras aéreas e aeroportos.

Depois de preenchido e submetido o formulário eletrónico, será apresentada uma versão para impressão, recomendando que imprima ou efetue um printscreen, como comprovativo de preenchimento do PLCe.

Na porta de embarque, a transportadora aérea, verifica o preenchimento do PLCe, através da apresentação do comprovativo impresso ou em dispositivo móvel.

O viajante que, na porta de embarque, não apresente o comprovativo de preenchimento do PLCe, é solicitado a efetuar o seu preenchimento.

Ao passageiro que não apresente o comprovativo de preenchimento do PLCe e que alegue motivo atendível (falha técnica do servidor, falta de acesso à internet, falta de domínio da língua portuguesa ou infoexclusão), será disponibilizado o PLC em papel, pela transportadora aérea.

 

Para mais informações, consulte a Orientação conjunta da DGS.