Beatriz Godinho Saúde participa na 2ª Fase do Inquérito Serológico Nacional

Os Laboratórios Beatriz Godinho Saúde foram, uma vez mais, selecionados para colaborar no Inquérito Serológico Nacional à COVID-19 ISN COVID-19, agora na segunda fase, em parceria com o Instituto Nacional de Saúde, bem como outros laboratórios clínicos e hospitais.

Desenvolvido pelos departamentos de Epidemiologia e de Doenças Infecciosas do INSA, o ISN COVID-19, permitirá conhecer a distribuição dos anticorpos específicos contra a SARS-Cov-2 na população residente em Portugal, por grupos etários e regiões de saúde. Esta informação permitirá aferir a taxa de ataque desta infeção e estimar o impacto do atual programa de vacinação.

À semelhança da primeira fase, o trabalho de campo desta segunda fase do ISN COVID-19, engloba os laboratórios de análises clínicas Beatriz Godinho Saúde e os seus profissionais, na recolha de amostras de indivíduos que realizem análises clínicas.

As informações e amostras recolhidas são codificadas no momento da recolha de modo a que os dados partilhados e divulgação não permitam a identificação individual do participante. A participação no inquérito não tem qualquer custo para os participantes, que poderão ter acesso aos seus resultados, caso assim o entendam.

Os resultados da primeira fase do ISN COVID-19, indicaram uma seroprevalência global de 2,9% de infeção pela COVID-19 (valor inferior para alcançar uma potencial imunidade de grupo), não tendo sido encontradas diferenças significativas entre regiões e grupos etários.

Voltar