Certificados Digitais contra a Covid-19 já começaram a ser emitidos!

A emissão dos Certificados Digitais COVID começou hoje (17 de junho) a ser testada em Portugal. Estes certificados pretendem facilitar a circulação dos cidadãos na União Europeia durante a pandemia de Covid-19. Irão ser gratuitos, emitidos em formato digital e podem ser consultados no portal do SNS 24, na aplicação móvel do SNS ou enviados por email ao titular.

Segundo a DGS, os certificados podem ser usados em todos os estados-membros, bem como na Islândia, Liechtenstein, Noruega e Suíça.

Estes certificados vêm atestar, de forma fidedigna,  a informação COVID afeta a cada cidadão relativa a testagem, vacinação e/ou recuperação (após infeção).

O certificado de teste é emitido após notificação no Sistema Nacional de Vigilância Epidemiológica (SINAVE) do resultado negativo em Testes Rápidos Moleculares e PCR, e têm uma validade de 72 horas, desde a hora da colheita.

O certificado de vacinação, que pode ser emitido automaticamente ou pedido pelo titular com a informação que consta do sistema VACINAS, é emitido após a administração de cada dose de vacinas contra a Covid-19 e indica se o esquema de vacinas está completo. Note que, para quem recuperou da doença o esquema é considerado completo após a administração de uma dose, nas vacinas com um esquema de duas doses.

Já o certificado de recuperação é emitido entre os 11 e 180 dias após realização de teste laboratorial que confirmou o diagnóstico de infeção por SARS-CoV-2, a pessoas com o estado "curado" na plataforma Trace-COVID-19.

Poderá consultar os três tipos de certificado no site do SNS 24 (https://www.sns24.gov.pt/). O utilizador deve seguir as intruções e escolher o tipo de certificado que pretende. Após validação do pedido, o documento é disponibilizado no portal ou pode ser enviado, posteriormente, para o e-mail indicado.

 

Voltar