Grupo Beatriz Godinho Saúde presta apoio ao SNS no combate à COVID-19

Procurando cooperar desde março com o SNS e com as autoridades de saúde locais, o foco de atuação do grupo Beatriz Godinho Saúde tem sido a Testagem e Diagnóstico.

Referimo-nos à testagem de utentes com requisições do SNS, particulares e colaboradores de empresas, organismos públicos ou IPSS (municípios, centros hospitalares, lares, centros de dia residências sénior, etc.). Algumas das entidades eram já nossas parceiras no âmbito dos serviços de análises clínicas e exames complementares de diagnóstico. Outras, no âmbito dos nossos serviços de Saúde, Higiene e Segurança no Trabalho prestado pela Polidiagnóstico Empresas. No entanto, muitas procuraram-nos pela primeira vez agora, requerendo Testes Covid por iniciativa própria, ou por indicação das autoridades de saúde (delegado de saúde, SNS).

Ao longo dos últimos nove meses, procurámos chegar cada vez mais perto de todos os nossos utentes, pelo que à data de hoje (19 de Janeiro), temos 24 Centros de Testes Covid-19 – dois dos quais a funcionar na modalidade drive-thru.

Desde o início da pandemia, os nossos laboratórios  realizaram quase 81 mil testes RT-PCR (Teste de Biologia Molecular que se mantém o teste-referência de Diagnóstico da Infeção por Covid-19).

A partir de setembro de 2020, passámos também a disponibilizar os Testes Rápidos de Antigénio (TRAg), cuja sensibilidade é menor e a aplicabilidade é recomendada em determinados contextos previstos pela DGS (devem ser utilizados nos primeiros 5 dias (inclusive) de doença de modo a diminuir a probabilidade de obtenção de resultados falso negativos e em surtos). Até ao presente, realizamos cerca de 3700 testes à COVID-19 por este método que deteta as proteínas virais.

Quanto aos testes serológicos que, não são testes de diagnóstico mas permitem perceber que resposta imunitária teve o organismo face à eventual exposição ao vírus, foram até à data realizados cerca de 2000 testes – a grande maioria deles, testes semi-quantitativos de deteção dos anticorpos IgG e IgM.

No campo de estudo da imunidade à escala nacional,  os nossos três laboratórios centrais (Leiria, Coimbra e Seia), colaboraram com o INSA na operacionalização do primeiro Inquérito Serológico Nacional COVID-19 – que decorreu entre maio e junho de 2020.  O referido estudo tem como objetivo avaliar a presença de anticorpos contra o novo coronavírus (SARS-CoV-2) responsável pela Covid-19 na população residente em Portugal, bem como monitorizar a sua evolução ao longo tempo, determinar e comparar a seroprevalência de anticorpos em grupos etários específicos. Para tal, vários dos nossos Postos de Colheita da região centro participaram nas colheitas e preenchimento de inquéritos que vieram a integrar a amostra estudada, composta por cerca de 1700 indivíduos com idade igual ou superior a 10 anos e 350 até aos 10 anos de idade que se deslocaram aos nossos serviços para realizar análises de rotina.

Voltar