Jornal de Leiria publica número de testes COVID-19 realizados no Drive-thru de Pombal

Na edição desta semana, o Jornal de Leiria noticia os mais de 1500 testes à Covid-19, realizados pelo nosso Laboratório de Leiria, numa iniciativa conjunta da Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria, Câmara Municipal de Pombal (que disponibilizou espaço e apoio logístico) e a ARS Centro.

Tal como publicado pelo Jornal de Leiria:

O Centro funciona mediante marcação prévia e em sistema “Drive-Thru”, onde o utente não tem de sair do interior do seu automóvel.

O centro de rastreio à Covid-19, que desde Abril funciona no centro municipal de exposições de Pombal (Expocentro), já realizou mais de 1.500 testes.

O balanço é feito num nota de imprensa da Câmara, segundo o qual, os testes abrangeram “cidadãos com residência em vários pontos do País, mas em particular oriundos dos concelhos do Norte do distrito de Leiria”.

Dos 1525 testes já realizados, 885 foram a utentes com residência no concelho de Pombal, seguindo-se cidadãos a morar nos municípios de Ansião (184), Alvaiázere (118), Figueiró dos Vinhos (72), Leiria (72), Soure (53), Castanheira de Pera (33) e Pedrógão Grande (21). Os restantes restes dizem respeito a utentes residentes em outros concelhos do País.

O processo envolveu também a criação de uma plataforma electrónica, “desenvolvida internamente por técnicos do município de Pombal”, que permite “gerir todo processo de gestão da realização dos respectivos testes”, que vai desde o agendamento, à realização e disponibilização de resultados às entidades clínicas envolvidas no processo.

Este processo funciona em paralelo com as marcações que também podem ser feitas diretamente através do Laboratório de Leiria, nomeadamente, quando o utente não tem requisição do SNS e pretende fazê-lo a título particular, ou através de seguradora ou subsistema de saúde com acordo em vigor com a Beatriz Godinho Saúde.

A notícia original para leitura integral aqui

 

Voltar