Quase duas décadas de ilustrações que dão cor ao Natal da família Beatriz Godinho Saúde

Há precisamente 17 anos, a Beatriz Godinho Saúde lançou a primeira edição do concurso infantil que ainda hoje premeia os melhores desenhos para o postal de Natal das empresas do grupo! O objetivo é, literalmente, esse: todos os anos, criar Postais de Natal originais e irrepetíveis, com base nas ilustrações criadas pelas talentosas mãos de artistas dos 0 aos 12 anos – filhos de colaboradores, utentes e das escolas da região centro, onde o grupo atua. Selecionados os melhores, os postais são impressos com os desenhos vencedores, levando a mensagem de natal à casa dos colaboradores do grupo, parceiros, fornecedores e amigos.

A seleção é apurada por um júri que se mantém ano após ano: a administração da Beatriz Godinho Saúde, junto de alguns colaboradores que ajudam a promover a iniciativa. A eles cabe a tarefa de analisar os desenhos, um por um, distinguindo a singularidade e génio das obras que chegam às centenas, todos os anos, aos laboratórios, postos de colheita e clínicas – este ano, por via eletrónica.

Para Maria João Tomaz, uma das administradoras do grupo dedicado à saúde, «é notório “o traço” da pandemia, do novo coronavírus e dos serviços prestados pelos nossos laboratórios na generalidade dos desenhos recebidos este ano.  Pais Natal e duendes protegidos com máscaras, que se sujeitam ao teste da zaragatoa antes de distribuir os presentes ou que trazem o saco cheio de vacinas como presente… Ou ainda a imagem de um Natal seguro, com saúde, graças aos “caça-coronavírus” vestidos com os fatos dos nossos técnicos! Sem dúvida que esta iniciativa continua “bem de saúde” – apesar de já ser uma tradição com quase duas décadas na casa - captando o espírito de cada natal na criatividade dos mais novos. »

Este ano, os vencedores externos foram : primeiro lugar: Clara Figueira, 10 anos, Leiria (*aos olhos da Clara, somos uns verdadeiros "caça-coronavírus"! Tudo para que se siva o Natal com saúde!); segundo lugar: Inês Moço, 10 anos, de Vila Nova da Barquinha. Vencedores internos: primeiro lugar - Marta Leonor Santiago, 10 anos, Leiria (*ilustrou o momento em que o Pai Natal faz o teste à Covid-19, garantindo a visita segura a casa de todas as crianças"); segundo lugar: Clara Vieira, um ano, Leiria.

À semelhança dos últimos anos, os vencedores recebem a sua obra devidamente “medalhada” e emoldurada, bem como uma consola com jogos (1.º prémio) e um vale de compras de artigos lúdico-didáticos (2.º lugar). Para o ano há mais!

Voltar