Saúde do Homem: que análises realizar após os 40 anos

Aos 40 anos cumprimos metade da nossa esperança média de vida. Neste ponto, o entusiasmo de viver deve incluir a manutenção de uma rotina de exercício físico e uma boa alimentação, bem como a realização de exames laboratoriais regulares, mesmo que se sinta bem. Deste modo, está-se a preparar para viver a segunda metade da vida com saúde.

As Principais Doenças a Partir dos 40 Anos

Doenças Cardiovasculares: são a principal ameaça à saúde masculina. A Doença Cardíaca e Acidente Vascular Cerebral (AVC) são as principais causas de morte em todo o mundo. Por hora, 3 portugueses sofrem AVC, 1 não sobrevive, e metade dos sobreviventes fica com sequelas incapacitantes. Principais causas: Hipertensão, níveis elevados de colesterol, tabagismo, ingestão excessiva de álcool, excesso de peso e diabetes.

Diabetes: silenciosa ameaça à saúde dos homens, afeta quase 2 milhões de Portugueses. A diabetes tipo 2 surge por consumo excessivo de açúcares e estilo de vida sedentário. O excesso de açúcar no sangue atua como um veneno lento tanto nos vasos sanguíneos como nos nervos do corpo. Ataques cardíacos, derrames, cegueira, insuficiência renal e amputações são as consequências para milhares de homens.

Cancro de Próstata: tipo de cancro mais frequente no homem, com maior prevalência a partir dos 65 anos. Em Portugal, são cerca de 6 mil casos/ano; o que significa que 1 em cada 6 homens será diagnosticado com cancro da próstata ao longo da vida, e que este causa 1 morte a cada 35 casos diagnosticados.

 

Quais os Sintomas

No caso de AVC, são cinco os sinais de alarme (5 F’s): Face descaída; diminuição da Força num braço/perna; dificuldade na Fala; Falta súbita/alteração de visão; Forte dor de cabeça.

Diabetes: Boca seca e sede excessiva, Cansaço frequente, Aumento de apetite, Perda de peso, Vontade frequente de urinar.

Cancro da Próstata: Dificuldade em urinar, aumento da frequência em urinar, incontinência urinária, Sangue na urina/esperma.

Diagnóstico Laboratorial (Análises Clínicas)

Hemograma + Plaquetas: para medir a saúde geral, glóbulos vermelhos (hemácias), brancos (leucócitos) e plaquetas; meio de diagnóstico de anemia, leucemia, entre outras;

Colesterol Total (< 190 mg/dL), Colesterol HDL (Bom), Colesterol LDL (Mau) e Triglicéridos;

Glicémia: para medir o açúcar (Glucose) no sangue. Valor normal em jejum 70-110 mg/dL;

Creatinina e Urina II: avalia a função renal;

GOT, GPT e Gama GT – avalia o estado do fígado;

Ácido úrico – diagnostica a “Gota” (doença reumática inflamatória);

PSA Total – Avaliação da Próstata.

 

Escrito por Dr. Alfredo Rodrigues – Especialista em Análises Clínicas e Genética Humana nos laboratórios Beatriz Godinho Saúde | Análises Clínicas.

Voltar